“O Conselho do Futuro: Transformando a Empresa em Legado" foi tema de encontro do LIDE Ribeirão Preto
Com a participação de Gustavo Succi, criador e fundador do CMJ - Conselho Mudando o Jogo, o evento aconteceu na noite do dia 14 de março, no escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia
A agenda de eventos do LIDE Ribeirão Preto propiciou aos filiados da organização mais um encontro enriquecedor na noite da última quinta-feira, dia 14 de março, com a participação de Gustavo Succi, criador e fundador do CMJ - Conselho Mudando o Jogo. Na ocasião, o empresário compartilhou sobre um dos assuntos mais estratégicos da atualidade: o papel do conselho na governança corporativa.
O tema “O Conselho do Futuro: Transformando a Empresa em Legado" foi abordado de forma bem didática, enfatizando as mudanças que o mercado, independente do setor, vem experimentando nesse sentido, principalmente a partir da criação do modelo Board as Service ou Conselho Compartilhado.
“Desenvolvemos metodologia e técnicas de acompanhamento, análise e gestão por cooperação, com diferentes olhares de conselheiros profissionais e de empresários experientes, buscando estruturação, equilíbrio da companhia e principalmente atuando em questões fundamentais, como Sucessão, M&A, Diretoria Executiva e ESG. A jornada do líder não deve ser solitária”, comentou Gustavo.
O convidado destacou, ainda, a importância de se manter o foco na humanização em todo o processo. “Sempre uso uma frase de Khalil Gibran: ‘O trabalho é o amor que se tornou visível’. Temos que ter em mente que o nosso trabalho é a nossa representação para o mundo, em termos de valores, propósito e objetivo social. A transformação tem que começar pelo empresário, pelo autoconhecimento, e então refletir na empresa, não o contrário”, argumentou.
Anfitrião da noite, já que o encontro aconteceu na sede do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Marcelo Salomão, Vice-Presidente LIDE Ribeirão Preto, também contribuiu com o debate. “A formação de um conselho no modelo convencional acaba sendo algo muito burocrático e demanda um alto investimento, o que não atende à realidade da maioria das empresas. Com essa nova visão, é possível democratizar o conhecimento para empresas de pequeno e médio porte, com flexibilização. É uma verdadeira virada de chave”, ressaltou.
Para Fábio Fernandes, presidente do LIDE Ribeirão Preto, complementou. “Sem dúvidas, essa é uma evolução que beneficia o mercado como um todo”, finalizou.
Sobre o LIDE Ribeirão Preto
O LIDE Ribeirão Preto é uma organização de caráter privado, que reúne empresários da região 016 do estado de São Paulo, debatendo o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público.